CNJ capacita magistrados e servidores da justiça criminal paulista

ONG Pacto Social & Carcerário São Paulo 




CNJ capacita magistrados e servidores da justiça criminal paulista

Aperfeiçoar o trabalho das Varas de Execução Penal (VEPs) de São Paulo é o objetivo do curso que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou quinta-feira (29/3), na Escola Paulista da Magistratura, na capital paulista. No primeiro dia do curso, uma turma de vinte alunos formada por magistrados e servidores teve aulas sobre atos ordinatórios e motivação com a equipe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ).
Segundo o coordenador do departamento, juiz Luciano Losekann, a ideia de oferecer um curso voltado exclusivamente para a justiça criminal paulista foi da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A sugestão foi feita durante o Mutirão Carcerário realizado pelo CNJ em São Paulo no ano passado. “O grande número de VEPs do TJSP justifica ministrar um curso só para São Paulo”, afirma o magistrado.


O primeiro dia de atividades reuniu magistrados e servidores de várias comarcas do Estado, como Marília, Presidente Prudente, Campinas, Taubaté, Bauru e Araçatuba, além da capital. Amanhã, último dia do curso, as aulas deverão ocorrer até as 18 horas.


O DMF/CNJ realizou em 2011 cinco edições do Curso de Aperfeiçoamento das Varas de Execução Penal, um em cada região do país. A proposta é melhorar a prestação dos serviços da justiça criminal nos estados